Centro de dia

 

 Caracterização:

O Centro de Dia é uma resposta social, que contribuiu para a valorização pessoal, partilha de conhecimentos e experiências pessoais, proporcionando ainda durante o dia a resolução de necessidades básicas pessoais, terapêuticas e sócio - culturais às pessoas afectadas por diferentes graus de dependência, contribuindo para a manutenção da pessoa no seu meio familiar.

 

Objectivos:

  • Melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas e possibilitar a manutenção dos seus utentes, nos seus próprios domicílios.
  • Potencializar um conjunto de acções destinadas a promover a convivência, participação e integração dos indivíduos na vida social.

 

 

Horário de Funcionamento:

Dias Úteis: 8:30 – 18h

Sábados: 9:30h – 14h

 

 

O Utente pode usufruir de:

  • Atividades de estimulação cognitiva, de animação e de motricidade;
  • Refeições, nomeadamente almoço, lanche e reforço;
  • Transporte;
  • Articulação com os serviços locais de saúde;
  • Tratamento de roupas;
  • Apoio nas deslocaçãoes ao exterior, quando solicitado;
  • Aquisição de produtos de apoio à funcionalidade;
  • Convívio, passeios e visitas guiadas;
  • Prioridade na admissão em ERPI.

 

 

Actividades de Animação

Têm como finalidade criar um conjunto de actividades que vá de encontro às necessidades, interesses e capacidades dos idosos, proporcionando-lhes ocupação dos tempos livres de uma forma lúdica e dinâmica através de momentos de convívio/confraternização e alegria.

 

Classes de Movimento

Têm como objectivo manter ou melhorar as capacidades físicas e intelectuais dos idosos, prevenindo possíveis atrofias e lesões, como também reabilita alguma lesão já existente. Os praticantes devem sentir-se bem e ter uma sensação agradável no final da classe, de modo a trazer-lhes um bem -estar físico e mental.

Ateliers intergeracionais

Têm como finalidade promover o intercâmbio geracional e partilha de saberes com os mais novos; meninos do ATL, pertencentes à instituição. Dentro desta actividade destacamos os ateliers: trabalhos manuais, expressão plástica e dança tradicional.

Acções de sensibilização/ informação

As acções de sensibilização/informação têm como principal objectivo proporcionar um envelhecimento saudável, como também uma fonte de informação para os utentes sobre as alterações que podem surgir com o envelhecimento, tanto a nível físico, psicológico, social e sobre o modo como devem enfrentá-las. Permite ainda que os idosos tenham momentos próprios onde as suas dúvidas em matéria de saúde sejam dissipadas.

Encontros Culturais

De acordo com a programação dos filmes na cidade da Guarda, os utentes terão a possibilidade de assistirem a sessões de filmes, numa sala de cinema.

Além disso, e de acordo com a programação do Teatro Municipal da Guarda, os utentes terão ainda a possibilidade de assistirem a peças de teatro, bailados e outros espectáculos e /ou eventos.

Passeios/visitas

Têm como finalidade proporcionar aos idosos momentos de convívio, distracção e lazer entre eles, como passear e visitar locais que muitas vezes desconhecem.

 

 

Parabéns!!!

Celebra-se a data de nascimento de todos os utentes, no respectivo dia. No entanto, é no final do mês que se realiza a festa dos aniversariantes, com a oferta de um bolo por parte da instituição. Pretende-se que este dia seja um espaço onde a festa, em honra, se celebrará num ambiente de grande alegria e afecto.

Comemoração de Dias Especiais

Celebra-se a data de dias especiais, tais como o dia da mulher, o carnaval, os santos populares, entre outros. Uma vez que se pretende que esta resposta seja promotora de momentos de lazer, convívio e satisfação para todos os utentes.

CFAD - Centro de Formação Assistência e Desenvolvimento - Rua Soeiro Viegas, Nº2 - 6300-758 Guarda - Telf. 271 214 166 - E-mail: cfad.geral@cfad.pt - Serviços Internet: Dom Digital, Lda