CFAD

Quem somos

Somos uma Instituição Particular de Solidariedade Social – CFAD – Cento de Formação Assistência e Desenvolvimento – que se assume como proactiva, sistémica e atenta aos problemas sociais que afetam a sociedade em mudança, pelo que fomos diversificando a nossa ação mediante as problemáticas emergentes na cidade e no concelho da Guarda.

Missão

A nossa missão é prestar apoio às famílias e a grupos desfavorecidos através da formação escolar e profissional, bem como da implementação de respostas sociais dirigidas à comunidade em geral, crianças e jovens, população adulta e idosos.

 

Objetivo

O objetivo primeiro da Instituição é a formação integral, socialmente, culturalmente e emocionalmente do Ser Humano, pelo desenvolvimento, pela promoção da saúde e pela ação social, na qualificação e no ensino profissional.

 

Ações /Atividades:

 

Para atingir o objetivo primeiro, o CFAD propôs-se implementar e manter atividades e projetos para as diferentes faixas etárias e condições sociais.

Para as crianças criou o ATL, a Ludoteca e o Cantinho das Terapias.

Para os mais idosos foi implementando o Apoio ao Domicílio, um Centro de Dia e uma Estrutura Residencial.

Para os jovens e adultos criou o Centro de RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências que, mais tarde, evoluiu para “Centro de Novas Oportunidades”, “Centro para a Qualificação e Ensino Profissional” e, desde 2017, para “Centro Qualifica”.

Desde 2009 tem a funcionar o “Núcleo de Apoio à Vítima de Violência Doméstica”.

Em 2012 aderiu ao Programa de Emergência Alimentar, através da cantina social, onde são servidas, atualmente, 30 refeições diárias.

Em 2014 implementou um serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, no âmbito da Rede Local de Intervenção Social (RLIS).

Dispõe, também, de um gabinete de Inserção Profissional (GIP) integrado na rede da RLIS.

Desde 2014 que desenvolve os Projetos “Agir para Prevenir” e “(+) Igualdade (–) Violência”.

 

Por entendermos que a formação do Ser Humano também passa pela dimensão cultural, informativa e lúdica, o CFAD dinamizou a Rádio Sátão, dando-lhe a designação de “Rádio Alive”.

Dados Relevantes

  • Constituído por Escritura Pública no dia 14 de Dezembro de 1988;
  • Reconhecido como Instituição Particular de Solidariedade Social, pessoa coletiva de utilidade pública e registado na Direção Geral de Segurança Social a partir de 27 de Maio de 1991; 
  • É membro da União das Instituições Particulares de Solidariedade Social; 
  • Integra a Comissão Local de Acompanhamento (CLA) para o Rendimento Mínimo de Inserção.

Membros da Direção

Virgilio Mendes Ardérius - Presidente da Direção
Maria de Fátima Carvalho Ardérius Alves Pinto - Secretária
Maria do Rosário Alves Reduto - Tesoureira

Convocatórias da Assembleia Geral

Informação Financeira 

 Informação aos nossos clientes / utentes

Informamos os nossos clientes/utentes que esta instituição está ao dispor para qualquer esclarecimento ou resolução de qualquer problema relacionado com os serviços prestados e/ou bens fornecidos.
Informa-se, ainda, que podem, enquanto consumidores, em caso de litígio referente a obrigações contratuais resultantes de contratos de compra e venda ou de prestações de serviços, recorrer à seguinte Entidade de Resolução Alternativa de Conflitos:
Entidade RAL: CNIACC - Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo
Endereço: Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa -  Campus de Campolide
1099-032 Lisboa
Contactos: Telef. 213 847 484   919 225 540 das 15.00h às 17.00h  Fax: 213 845 201
Para mais informações: Portal do Consumidor (www.consumidor.pt)

 

 

CFAD - Centro de Formação Assistência e Desenvolvimento - Rua Soeiro Viegas, Nº2 - 6300-758 Guarda - Telf. 271 214 166 - E-mail: cfad.geral@cfad.pt - Serviços Internet: Dom Digital, Lda